Quase nada para ser feliz (casamento econômico #38)

Pense em um casamento DIY cheio de desafios provocados por barreiras como a nacionalidade, idioma e distância.

A Renata é brasileira e o René francês. Pro namoro engrenar, eles precisaram se dedicar muito para um aprender o idioma do outro. Depois disso resolvido os dois foram morar da França e de lá tiveram que cuidar de todos os preparativos do casamento, que se realizou no Brasil.

As fotos foram clicadas pelo Estudio Cam.

Meu casamento foi realizado no 24/10/2015, para 120 pessoas, na Fazenda das Pedras em Itu , com meu noivo René-Pierre Froissard, nome estranho né? Acontece que o René é francês, e com isso nosso casamento foi binacional cheio de alegria.

Conheci o René enquanto ele fazia 6 meses de intercâmbio na minha faculdade, tínhamos 2 aulas juntos.

Acabada a faculdade, ele conseguiu um emprego em São Paulo, e mudamos para uma casinha juntos. Depois de um ano e meio mudamos para a França, onde aprendi melhor a língua principalmente para poder me comunicar e me integrar melhor na família linda dele, e aqui moramos desde então. No meio de um passeio às ruínas de uma antiga civilização romana, o René me convidou para ir no mirante, e la me pediu em casamento! Yeesss, digo…Ouiii!!!

Os planos do casamento foram 10 vezes mais trabalhosos para mim, que decidi fazer TUDO à mão, e ao mesmo tempo organizar a viagem para os 20 franceses que foram conosco.

Meus trabalhos começaram 1 ano e meio antes do casamento, quando comecei a confeccionar com a minha mãe todas as flores da festa em tecido. Assim todos os convidados poderiam levar um vasinho de lembrança para casa. Também fizemos as flores e vasos da cerimônia e coraçõezinhos de papel para prender no chão na passarela da cerimônia.

O René logo fez suas exigências: tem que ter brigadeiro, coxinha e brigadeiro de paçoquinha!!

Compramos metros e metros de renda e juta para fazer as toalhas de mesa e os bastidores que penduramos na arvore da cerimônia. Fiz a gravatinha borboleta para todos os padrinhos com feltro.

Compramos serpentina para a saída dos noivos. Encapamos com chita (AMO) almofadas e caixinhas de fósforo para fazer lembrancinhas, usamos de toalha também. Comprei muuuuito MDF para decorações diversas.

Na falta de achar uma sandália confortável, delicada e simples como queria, acabei fazendo também, com apliques de florzinhas. No embalo fiz também minhas pulseiras, brincos, e minha mae fez meu buquê de copos de leite em tecido.
Fiz também os noivinhos do bolo. O bolo foi o nosso preferido, um bem casado beeeem recheado de doce de leite da Fazenda.
Penduramos pisca pisca e bolas de papel no salão inteiro, como imaginava nos meus sonhos!!!

Para a cerimônia usamos o trator e trenzinho da Fazenda para transportar todos os padrinhos e o noivo até a entrada da cerimônia, que depois me buscou com meus pais também, foi muito engraçado. Quem realizou a cerimônia foram nossos irmãos: o Leandro e o Guilherme, meus irmãos mais velhos; e a Marie-Line, irmã mais velha do René. Isso deixou o ambiente super descontraído, cheio de conselhos e amor. O discurso dos meus irmãos e meus votos foram em português, com algumas traduções pro francês do Leandro; e o discurso da irmã e do René, em francês. A bi nacionalidade seguiu também com as daminhas, uma brasileirinha e outra francesinha, assim as duas partes do casamento sairiam emocionadas.

Na festa, a maior surpresa foi a banda, composta pelos meus primos!!! Foi alto astral total com bastante jovem guarda. Para ambientar os franceses na nossa cultura, o dj Rafa passou também por marchinhas de carnaval, Jorge Ben Jor e quadrilha de festa junina, eles AMARAM! Atingimos finalmente nosso objetivo principal, fazer TODO mundo, dançar e explodir de alegria.

Casamento-Renata-e-Rene1.2 Casamento-Renata-e-Rene1 Casamento-Renata-e-Rene1_3 Casamento-Renata-e-Rene1_4 Casamento-Renata-e-Rene1_5 Casamento-Renata-e-Rene1_6 Casamento-Renata-e-Rene2 Casamento-Renata-e-Rene3 Casamento-Renata-e-Rene4 Casamento-Renata-e-Rene5 Casamento-Renata-e-Rene6 Casamento-Renata-e-Rene7 Casamento-Renata-e-Rene8 Casamento-Renata-e-Rene9 Casamento-Renata-e-Rene10 Casamento-Renata-e-Rene11 Casamento-Renata-e-Rene12 Casamento-Renata-e-Rene13 Casamento-Renata-e-Rene14 Casamento-Renata-e-Rene15 Casamento-Renata-e-Rene16 Casamento-Renata-e-Rene17 Casamento-Renata-e-Rene18 Casamento-Renata-e-Rene19 Casamento-Renata-e-Rene20 Casamento-Renata-e-Rene21 Casamento-Renata-e-Rene22 Casamento-Renata-e-Rene23

quemfez

Decoraçao: noiva
Cerimonialista: Evelize Schmidt

 

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *