Pets no casamento: tendência aposta em nova face do planejamento familiar

Planejamento familiar é uma dinâmica demográfica na qual os casais passam a considerar mais fatores na decisão de ter ou não filhos. As tendências dessa reflexão são menos filhos por família e gravidezes mais tardias.

Diante desse contexto, é cada vez mais comum notar casais criando animais de estimação com mimos e afetos análogos aos cuidados que se teriam com uma criança. Isso não quer dizer que os pets estão substituindo os filhos – mas é fato que, antes da primeira criança, o animal faz o papel de “filho 0” para muitos noivos.

A importância crescente do pet na vida dos casais reflete diretamente no planejamento das cerimônias de casamento. Camila Chaves, coordenadora da 2CM Assessoria, relata ser cada vez mais comum que os noivos solicitem a presença do animal na festa matrimonial.

“Os animais parecem ser mesmo parte da família e, em um momento especial como o casamento, ele precisa estar ali.” A organizadora de eventos relata que uma cerimônia com animais precisa de cuidados e atenções especiais: “Tem que pensar em muita coisa: se algum convidado não gosta de bicho, o que o animal vai fazer na festa, como que vamos cuidar dele depois… Mas, no final, acaba valendo a pena. Aqui na agência temos até um serviço de babá para o pet.”

A percepção de Camila é atestada por todo o setor de eventos. No começo da década passada, mal se falava na presença de pets em festas de casamento. O pico de buscas deu-se em 2017, atestam relatórios de tendências do Google.

Desde então, a procura manteve-se sempre acima do que já esteve antes. A agência de Chaves é especializada em festas com propostas fora do comum e aposta na ascendente importância dos animais na vida das famílias.

“O mercado está mudando, o cliente quer um conceito no produto que está comprando. Precisamos ficar sempre atentas a essas mudanças e a festa com animais é uma nova face disso”, declara.

Além disso, muitos casais fazem do seu bichinho o próprio tema da festa, homenageando seus companheiros em muitos detalhes da festa (como nos convites ou papelaria)

Fotos: Reproducão.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *