Os cinco passos iniciais para preparar um casamento

Se você está acabou de noivar e não sabe por onde começar os preparativos do seu casamento, então este post é para você!  Os cinco passos iniciais para preparar um casamento.

Planejar um casamento requer dedicação e muito pé no chão, pois qualquer escolha mal feita pode extrapolar as previsões iniciais de gastos ou então garantir um volume de stress altíssimo com a demanda de reuniões e degustações e provas e vai e vem dos contratos fechados no decorrer do tempo.

Como eu já escrevi muita coisa sobre como planejar um casamento, como economizar em uma festa de casamento (clique aqui para ler sobre isso), hoje resolvi fazer um post bem resumido, com um apanhado geral de como começar.

Desta forma você se ocupa com os primeiros passos da organização, até começar a aprender tudo e ficar expert no assunto conseguindo assim se orientar por conta própria.

1 ) Faça a sua lista de convidados. Antes de qualquer passo (depois de noivar, claro) é combinar um bolo com café com seu noivo para listar todos os possíveis convidados para o casamento de vocês. Nesta etapa vale lembrar do vizinho, do amigo de infância dos pais e até da família do chefe. Com base nisso você conseguirá ter uma noção  de qual será o tamanho da sua festa e principalmente  da verba necessária para convidar todo mundo (dica para reduzir a lista de convidados, clique aqui)

2) Marque a data do casamento. Com a lista feita, se o orçamento permitir todas as pessoas da sua lista, é hora de escolher uma data e preferencialmente um “ano”. Casar com menos de um ano de antecedência pode gerar correria com os preparativos. Nada contra, mas acredito que casar com 1,5 a 2 anos de antecedência seja o tempo ideal para planejar tudo com calma, e principalmente juntar os recursos ($$$$$) para a festa.

3) Contrate uma cerimonial. Embora muitas noivas achem o serviço da cerimonial dispensável, ela é uma profissional muito importante para os noivos. Por ser uma profissional da área, ela saberá direcionar o casal para os melhores fornecedores e preços e também será uma “agenda ambulante” que fará o direcionamento de cada etapa dos preparativos. Além disso, ela ficará responsável pelas revisões dos contratos no dia do casamento, ou seja, qualquer problema que eventualmente possa acontecer, será resolvido por ela, o que torna o grande dia bem mais confortável para os noivos.

4) Escolha o local da cerimônia e da recepção. É aquele velha história: Quanto antes você procurar o local da festa, melhores opções e preços você terá. Contratos fechados no susto, perto da data limitam o casal. Já com o tempo a nosso favor, podemos fazer visitas, degustações quantas vezes forem necessárias para ter o melhor custo benefício a nosso favor.

Igreja Santo Agostinho - Curitiba

 

5 ) Feche o contrato de foto e vídeo.  Os melhores profissionais de foto e vídeo sempre tem a agenda cheia. Fechando com antecedência, você conseguirá melhores preços e melhores profissionais.

Fotografia de Casamento

Esses são os cinco passos iniciais que você precisa dar para começar os preparativos do seu casamento. São os contratos básicos: 1) data | 2) Local | 3) Cardápio | 4) Fotos.

Os demais itens são mais “tranquilos” e não exigem tanta antecedência, por exemplo: Bolo, doces, vestido, make e cabelo, convite, decoração são itens que poderão ser vistos  uns 6 meses antes da data.

 

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

6 comments on “Os cinco passos iniciais para preparar um casamento”

  1. Matéria top e de muita ajuda! Esse blog está me auxiliando e muito.. espero contar com ótimas idéias assim até a data do dia especial para mim e meu noivo! Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *