Muffin de Blueberry

O post de hoje é de uma receitinha super fácil e rápida, pra quando chegam àquelas visitas inesperadas ou para quem quer agradar o maridão no café da manhã.

Pra hoje escolhi um muffin de blueberry, eles ficam super macios e deliciosos, caso você não ache blueberry ai na sua cidade ou ache por um preço absurdo, você pode substituir por gotas de chocolate, banana cortada em pequenos cubos, framboesas, morangos… Enfim, tudo pode ser misturado!

Muffin de Blueberry

ingredientes

Para a massa precisaremos de:

1 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 colher (chá) de fermento em pó químico
1/3 xícara de óleo (eu uso canola)
1 ovo
1/3 xícara de leite
1 xícara de blueberries frescas ou congeladas

Você vai precisar de:

Forminhas para muffin/cupcake de papel número 0 ou de silicone
Assadeira para muffin
Duas bacia/tigela para misturar os ingredientes
Uma xícara para medidas
Uma colher

Colocando a mão na massa:

Enquanto você faz a massa, pré-aqueça o forno a 180°C. Forre a assadeira com as forminhas de papel. Coloque em uma tigela a farinha de trigo, o açúcar, o sal e o fermento. Na outra tigela coloque o óleo, o ovo e o leite.

Junte os incidentes secos com os líquidos, é só incorporar todos os ingredientes, sem misturar demais. Por último adicione as blueberries, misture delicadamente para não desmanchar a fruta.

Encha as forminhas, deixando 0,5 cm da forminha sem massa, para ter espaço para crescer. Asse por mais ou menos 20, 25 minutos, quem tiver em dúvida sobre o ponto do bolo, use o truque do palitinho daqueles de madeira, colocando um palito no centro do bolo e se ele sair seco o bolo esta assado. A receita rende 12 muffins.

muffin5
  Muffins no forno  /  Muffins  prontinhos (foto meu celular)

Dica 1: eu uso essas forminhas de silicone (as da foto), comprei em uma loja daquelas de utilidades, paguei R$ 7,50 em 6 unidades, tenho de todos os formatos, quadradas, redondas, em formato de coração, são super práticas, e como são firmes não precisa colocar na assadeira com as cavidades. Faço tanto doce quanto salgado, uso também para sobremesas com sorvete porque ela pode ir para o freezer. Vale a pena o investimento.

Dica 2: As assadeiras de cupcake são normalmente com 06, 12 ou 24 cavidades, podem sem de teflon ou alumínio, com preços a partir de R$ 25,00. Se você não tiver uma dessas, você pode usar forminhas de empada, ou qualquer outra, caso também não tenha, é só colocar umas 03 forminhas de papel para dar sustentação ao seu mini bolo.

Espero que façam sucesso!
Me mandem as fotos dos seus muffins! Vou adorar ver como ficaram!

 

Publicado por Larise Almeida

Larise Almeida, 22 anos, estudante de direito e amante da gastronomia. Fez cursos na área de cozinha, confeitaria, padaria, bar café, restaurante e cerimonial. Com essa bagagem, na prática aprendeu a trabalhar com produção de festas. Curiosa e motivada busca novos desafios, novos ingredientes, novas culturas para expor suas experiências aqui no Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *