Regras de etiqueta para casamento

As leitoras do blog eu sei que são super treinadinhas e sabem TUDO sobre esse universo. Claro que algumas coisas escapam, afinal sempre temos uma coisa nova para aprender aqui ou ali.

Regras de etiqueta para casamento

Por isso preparei uma lista de “regrinhas de etiqueta” para você ficar por dentro do que é gafe, assim fica fácil de orientar nossos convidados, que em sua grande maioria são bem perdidos neste assunto.

Regras de etiqueta para casamento

? Fraque ou meio fraque só podem ser usados pelo noivo e pai do noivo. (Clique aqui para mais dicas sobre o traje do noivo)

?  Os padrinhos devem usar ternos escuros com camisas claras.

?  A cor branca/pérola ou marfim só pode ser usada pela noiva. Se você é convidada, aposte sempre no colorido, evitando o preto (caso seja uma  madrinha).

?  Chapéus femininos são permitidos em casamentos durante o dia.

?  Óculos escuros são permitidos, mas durante a cerimônia é melhor deixá-lo guardado.

?  Presentes devem ser entregues na casa dos pais dos noivos, antes do casamento. Não é elegante entregá-los no dia do casamento. Neste caso, deixe-o na casa dos pais dos noivos no dia seguinte. Se você mora longe, guarde o presente no carro e entregue diretamente aos pais dos noivos.

? Nunca use roupas informais em uma cerimônia (até mesmo em casamentos em cartórios). Evite jeans, tênis, moletons. – Clique aqui para algumas sugestões de looks femininos.

? NUNCA leve para casa os docinhos ou pedaços de bolo. Apenas o que for dado como lembrancinha.

? NUNCA leve para casa objetos da decoração ou do buffet, como talheres, taças e afins. Além de ser deselegante demais, os noivos terão que pagar por esses objetos roubados.

? Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

? O casamento é um evento que exige muito dos noivos, eles podem não conseguir dar toda a atenção que os convidados merecem. Por isso, não exiga que eles lhe dediquem atenção o tempo todo.

?  Sempre respeite o horário determinado no convite de casamento.

? Cuidado com os excessos. Beber demais, comer demais, perder o controle sobre a “alegria do momento” pode gerar uma situação desconfortável com os noivos e demais convidados. Mantenha a compostura e seja educado (a) sempre! Até porque um casamento não é um evento de fim de semana qualquer, certo?

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

5 comments on “Regras de etiqueta para casamento”

  1. Gostaria de acrescentar algumas mais:
    – se o convite pede q vc confirme sua presença, faça isso!
    – noivos nao devem colocar, junto ao convite, sugestoes e/ou listas de presentes. Nao é elegante convidar já pedindo o presente, por mais pratico q isso possa parecer… As listas de presentes devem correr no boca a boca.
    – convidados e noivos nunca devem se atrasar! Convidados tbem nao devem chegar com mais de 30 minutos de antecedencia, pois atrapalha a finalizaçao dos preparativos. Entao, nem muito adiantados, nem atrasados!
    – profundos decotes, grandes fendas e comprimentos curtíssimos nao sao elegantes, especialmente para casamentos, q sao festas, a priori, familiares.
    – noivos, antes de exigir determinado traje, cor ou modelo aos padrinhos e madrinhas, analise minuciosamente a situaçao economica, forma fisica e idade de cada um. O correto seria q os noivos custeassem suas exigencias e q, ainda assim, nao fosse nada a contragosto dos convidados. Dessa forma, os noivos devem previamente ‘consultar’ os padrinhos/madrinhas sobre oq pretendem e nao simplesmente fazer exigencias.
    – Convidado, nunca leve mais de uma lembrancinha…nem q sua irmã, mãe ou pai tbem tenham sido convidados e nao compareceram a festa. As lembrancinhas são p os convidados q compareceram e apenas uma por pessoa!
    – vc pretende levar seu(s) filho(s)ao casamento? Duas situações: 1- previamente observe bem no convite se eles foram mesmo convidados, convites para ‘Sr. e Sra.’ NAO inclui filhos. Os filhos estao inclusos nos convites q constam ‘e familia’. 2- se leva-los, cuide deles! Crianças devem permanecer proximas e sob o controle dos pais, crianças correndo pela festa é sinal de falta de educaçao e risco maximo de acidentes.

  2. Acho que faltou um tópico importantíssimo: Os noivos contratam fotógrafos e cinegrafistas PROFISSIONAIS, então, deixe que estes façam seu trabalho! Além de deselegante, convidados fotografando e filmando atrapalham o trabalho dos profissionais. As fotos da entrada da noiva chegam a ficar feias, com tanto smartphone apontado para o corredor. Guardem suas câmeras para a festa!

  3. hahahaha…eu fiquei muito bebada num casamento que eu fui. Foi vergonhoso… Acho que é uma dica importante!!! Nunca mais bebi depois disso! Há males que vêm para o bem! bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *