Economizando na decoração da cerimônia: Buchinhos e velas

Para quem quer economizar na decoração de casamento e ainda está “crua” neste assunto, então lá vai uma dica para você começar a ficar expert como toda noiva com o pé no chão.

Antes disso… Ai ai que saudade de escrever sobre essas coisas.. Lembro muuuuuuuuuuito bem o quanto eu “penei” estudando para encontrar formas “viáveis” de decorar uma Igreja sem extrapolar o meu orçamento. Foi aí que eu conheci a famosa combinação de buchinhos e velas, que hoje já são bem tradicionais.

Esse tipo de decoração tem muitas vantagens. Uma delas é porque o buchinho e as velas são elementos que podem ser locados, ou seja,  indiretamente o valor da locação desses elementos é “dividido” entre os clientes que os preferem, por isso o valor é bem inferior comparado a um arranjo de flores que o decorador precisa comprar e montar exclusivamente para você, sem que a empresa possa reaproveitá-lo depois.

O meu segundo argumento de defesa é que o tempo de permanência na cerimônia em uma igreja, é bem menor do que o da festa, por isso, para quem quer economizar no casamento, a melhor opção é decorar a Igreja com mais simplicidade  deixando as flores e arranjos para a recepção, onde serão mais percebidas.

decoracao_de_casamento_buchinho_velas
Trio de velas e buchinhos na decoração da cerimônia. Fotos Google.

decoração de casamento com buchinhos e velas
Velas e folhas na decoração da cerimônia. Foto: Espelho di papel.

Com relação a valores, lembro-me que na época do meu casamento (2011 em Curitiba)  cada trio de velas e cada buchinho custava mais ou menos de R$ 30, por isso, eu e as demais noivas do mesmo dia, optamos por elas.

Como a decoração sairia baratinho para cada uma, escolhemos também um arranjo de flor nestes pendentes (abaixo), que garantiram um efeito mais suave, pela Igreja ser mais rústica e também porque arranjos neste estilo não correm o risco de parecer “mirradinhos” tipo uma flor aqui outra lá, sabe como?

decoração de casamento com buchinhos e velas
Economizando na decoração da cerimônia: Buchinhos e velas.

Além dessa combinação, muitas noivas tem aderido à decoração com papel e cetim, que cá pra nós é uma das maneiras mais incríveis de economizar, sem fazer feio.

Casamento_Lud_Rodrigo15
Decoração com cetim e flores de papel. Tutorial aqui.
Casamento Lud & Rodrigo | Foto: Larissa Guimarães.

Casamento_Milena_Ibraim10
Casamento Milena e Ibraim | Foto: Rubens Nemitz Jr

Casamento_Carolinne_Diogo10
Casamento Carolinne e Diogo. Além Photo

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

13 comments on “Economizando na decoração da cerimônia: Buchinhos e velas”

  1. Sou apaixonada por decoração por velas, este post está maravilhoso!
    Gostaria de uma opinião: Esse tipo de decoração fica bom em igreja bem iluminada (é o caso da minha)? Pelas fotos, imagino que a iluminação deveria ser mais fraca para as velas aparecerem mais.

    Obrigada!!

    1. Marcella, realmente o efeito das velas em uma igreja mais escura fica muito melhor, mas se você ama velas mais do que tudo nessa vida, use-as. Elas vão deixar a decoração bem bonita, apesar da iluminação não ficar tão evidente.

      1. Oi! Vim compartilhar a decoração que irei fazer, irei gastar mais ou menos 35 reais… Na decoração completa! Vou colocar pétalas de rosas brancas nas laterais do tapete, intercalado nos bancos vou colocar um vasinho redondo, desses parecidos com aquário, com velinhas flutuantes e algumas pétalas dentro tb… Fica bonito, simples e super barato! Beijos!

    1. Esther, você tem razão, de dia as velas perdem o propósito, mas você poderá usar aquelas bolas de palha, cestinhas de flores e coisas mais rústicas que possam ser alugadas também ;)

  2. Acho lindo!!! No meu casamento tb estamos fazendo tudo bem econômico e lindo. Não usarei flores naturais, os arranjos das mesas será de tulipas de pano dentro de garrafas. O corredor da cerimônia será de corações espetados no chão e buquesinhos de flores artificiais nas cadeiras. Dá um frio na barriga fazer essas coisas, principalmente eu q sou péssima com trabalhos manuais Hehehehe. Mas está ficando lindo! =]

  3. exatamente isso que vou fazer….. rsrsrs Se tiver matéria para economizar na decoração da festa, posta pra ajudar essas noivinhas desesperadas…. rsrsr
    Penso em fazer uma mesa de bolo bonita, e nas mesas quero eu mesma fazer um arranjo com garrafas de vinho, Help me… pleasee, haha bjosss

  4. Olá gostei muito do seu blog, vou casar agora em dezembro e gostaria de fazer a decoração com velas e buchinho só que não sei o tamanho das velas que preciso usar. Qual o tamanho das velas que estão na foto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *