Dicas para o traje do noivo

Tá certo que geralmente a noiva gera uma grande expectativa no dia do casamento, mas vamos combinar que desde que esse bloguinho começou (em 2009) pra cá, os noivos (homens) ganharam muito espaço e o mercado se abriu demais pra eles.

O tradicional engessadinho felizmente abriu alas para que os noivos pudessem imprimir melhor a sua personalidade, e o traje deles também foi repaginado.

Se você é noivo e não tem ideia de como se vestir no dia do casamento, CALMA… Não iremos te julgar hehehe. Casamento é uma vez na vida e essa etapa exige mesmo uma certa carga de informação. Saca aí as dicas:

(Dica 1) 3 coisinhas

A escolha do traje dependerá de 3 coisas: do horário do casamento, do estilo do noivo e do tipo de recepção.

Dica 2 (casamentos informais)

Para casamentos informais ou durante o dia, é possível usar terno – até mesmo de cores mais claras como o cinza e o bege.  Já o terno preto vale para qualquer horário.

Casamento Chacara Mangala Curitiba_22
Foto: Cheng NV e Nina Vila Boas

Dica 3 (para casamentos classicões)

Para casamentos formais ou a noite o ideal é vestir um terno (paletó cinza chumbo, azul escuro ou preto) e camisa clara. O colete é opcional, mas bem recomendado se a cerimônia for mais tradicional.

Casamento_no_sitio_Cida_Wanderson13
Foto: Elaine Fukuyama e Joelma Petzold

Dica 4 (aquela sobre a camisa)

A camisa deverá ser sempre mais clara que o terno, e a gravata em tons mais escuros que a camisa. Evite gravatas com estampas chamativas.  O ideal são gravatas texturizadas em um discreto tom sobre tom.

Casamento Chacara Mangala Curitiba_15
Foto: Cheng NV e Nina Vila BoasDicas para o traje do noivo

Dica 5 (Sobre o Punho)

O punho da camisa deve ser dois dedos mais comprido que a manga do paletó. Ou seja, tem que sobrar uma “bordinha” da camisa para fora.

ensaio noivos

Dica 6 (sapatos)

O sapato deve ser novo e estar bem lustrado, ser de preferência de cadarço e com solado de couro. O cinto deve ser da cor do traje, e as meias da cor da calça.

inspiração noivo

Vamos dar uma atualizada nesse trecho do post aqui… Sapato não precisa necessariamente social. Hoje com os casamentos cada vez mis diurnos e na praia, vale tênis também. Só não vale casar de chinelão, hein!? 

Meias também podem ser coloridas, invisíveis ou estampadas, principalmente se o noivo achar bacana combinar as meias com os padrinhos par fazer uma determinada foto, ou até mesmo combinar com algum acessório da noiva. Brincar com as meias é uma forma de deixar o casamento mais descontraído. 

Dica 7 (Barra da calça)

A barra da calça deve cobrir o peito do pé, mas sem que sobre demais atrás.

dica para o traje do noivo

Dica 8 (Cabelo)

O  corte de cabelo deverá ser feito 5 dias antes da cerimônia, para que  esteja bem definido na data.

Dica 9 (Cuidados pessoais, porque não?)

Vale muito a pena fazer uma limpeza de pele alguns dias antes para eliminar os cravinhos e deixar a textura da pele bonita e saudável.  Algumas empresas até fazem o dia do noivo que inclui relaxamento, massagem, corte de cabelo, barba e tratamento de pele – afinal o noivo também merece estar lindo neste dia!

Dica 10 (melhor se não usar ….)

– Gravatas berrantes e largas
– Gravatas que ultrapassem a fivela do cinto
– Meias brancas e meias curtas. Se você sentar e sua perna ficar amostra é porque precisa de uma meia mais longa.
– Sapatos com solado de borracha
– Chinelos (se for casar na areia da praia, recomenda-se casar descalço ou com uma sandália que combine com o traje)

Dica de vídeo

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

6 comments on “Dicas para o traje do noivo”

  1. Sobre a sua frase “Sem querer parecer feminista, penso que a expectativa do grande dia é de ver a noiva entrando na Igreja certo? ” algumas considerações:
    1a) a sua ideia de feminismo é completamente equivocada. sugiro um post bem basicão mas muito esclarecedor http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/voce-e-feminista-ou-sabe-o-que-e-feminismo-faca-o-teste.html
    2a) você fala como se ser feminista fosse algo negativo, quando é o contrário. então não tenha medo de ser, ou parecer, feminista.
    abraços!

  2. Rubia, seu blog é quase uma biblia pra mim!!! hahaha …Então, meu casamento será ao ar livre, final da tarde/noite(inicio as 18Hs) em Novembro. Os padrinhos estarão de meio fraque preto com gravata borboleta e camisa branca(madrinhas de vestido no mesmo tom). Não escolhemos ainda o traje do noivo…tenho duvidas a respeito. O que vc me indicaria?

    1. Oi Jéssica, se o casamento será ao ar livre e em novembro (primavera) eu escolheria um traje mais clarinho para o noivo (mas não branco). Um cinza claro, cinza médio, ou caqui.
      Só pra exemplificar, dá uma olhada no traje do noivo da Belinha (o Pedro) https://www.blogdocasamento.com.br/casamento-belinha-pedro/
      E tem o Ton também, noivo da Karine, veja o traje dele https://www.blogdocasamento.com.br/casamento-karine-ton/

      Espero ter ajudado =*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *