Dicas para começar um casamento equilibrado

Foto destaque: Olivia Proença.

Juntar as escovinhas de dente parece mágico, ainda mais quando estamos a todo o vapor com os preparativos do casamento. Tudo é lindo, um sonho prestes a se realizar. Porém… depois de um tempo aquela vibe maravilhosa do casamento diminui com o tempo e perde espaço para uma nova rotina que o casal constrói. É aí que mora o perigo!

Saber levar o casamento, respeitar as diferenças e conversar sobre essa nova vida que o casal levará a partir de agora é FUN-DA-MEN-TAL para um casamento equilibrado e feliz, para isso  listei algumas situações que precisam ser bem resolvidas entre o casal.

Coloque tudo na ponta do lápis:

Depois do casamento as contas mudam, água, luz, internet, mercado farão parte da nova realidade e por isso o casal precisa definir como dividirão as contas. Além disso, uma casa nova exige um volume de dinheiro extra para os móveis e utensílios que precisarão ser comprados. Tudo isso precisa entrar nas estimativas de gastos, para que o casal saiba o quanto irá gastar, o quanto precisará ganhar, e principalmente, o quanto poderá poupar.

Além do planejamento doméstico, é muito importante que o casal trace objetivos para o futuro. Sem objetivos conjuntos a rotina e a falta de rumo pode fazer o casamento entrar em crise.

Os objetivos podem ser nas mais diversas modalidades a médio e longo prazo: uma viagem para o exterior, uma boa quantia poupada no banco para garantir a aposentadoria, a compra de uma casa na praia, e assim por diante.

Casamento equilibrado é aquele em que o casal ruma junto para algum lugar.

A primeira compra no mercado:

Mesmo que o chá bar/cozinha tenha rendido muitos utensílios, a casa nova precisará de uma compra inicial considerável, pois produtos de limpeza, alimentos, higiene e alguma coisa aqui e ali que vocês precisarão comprar, como lâmpadas, por exemplo,  renderão algum dinheiro para os supermercados.

Para evitar aquela sensação de começar aos trancos e barrancos, reserve uma  quantia extra para a sua primeira compra.  Uma dica é guardar uma pequena parte do dinheiro da lua de mel para esse fim. Desta forma vocês começarão a vida de casados com a sensação de que a vida está funcionando 100% bem no novo lar.

Conversando sobre as diferenças:

Se você pensa que conhece tudo sobre sua esposa ou seu marido, então espere até casar. Curiosidades e  manias vão se revelando, os defeitos também. Para evitar que o casamento caia em uma rotina de briguinhas sobre pasta de dente, toalha molhada em cima da cama, o melhor mesmo é conversar e acertar todos esses “pontos pretos” na vida do casal.

Divisão de tarefas:

Hoje, é muito difícil ver uma esposa largando o seu emprego para cuidar da casa após o casamento. A renda do casal vai muito melhor com os dois trabalhando e por isso nada mais justo que ambos tenham suas responsabilidades domésticas, para não sobrecarregar ninguém.

Uma das maiores causas de discussões de um casamento é o acumulo de tarefas domésticas. Isso é fato!

Uma boa forma de lidar com esse desconforto é através da divisão de tarefas, ou seja, enquanto um prepara as refeições,  o outro limpa a cozinha. A limpeza da casa também pode ser setorizada. Assim as tarefas domésticas terminam logo, sobrando mais tempo para os “programinhas a dois” =)

Foto: Álbum de Casamento

Não deixe a magia do grande dia se perder:

Depois de um tempo após o casamento, a rotina começa a apagar aquele clima eufórico da festa. Com isso tudo passa a ser mais mecânico. Casa – trabalho, trabalho – casa. É muito importante que o casal se empenhe em surpreender um ao outro para garantir um casamento saudável. Surpresinhas como um café na cama, um jantarzinho a luz de velas, um chocolate embaixo do travesseiro garantem bons momentos de pura felicidade.

dicas para manter um casamento equilibrado
Surpresinhas inesperadas rendem bons momentos e um casamento bem equilibrado.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *