Dicas para a escolha do buffet do casamento

Um dos maiores prazeres da vida é comer. As refeições unem famílias, amigos e casais nos mais deliciosos contextos. Por isso, a escolha do buffet de casamento deve ser feito com muito cuidado para que, em nenhum momento da festa, os convidados sintam a falta dos serviços.

Suzana Freire, especialista em festas de luxo, explica que os buffets de casamento têm uma função que vai muito além de alimentar seus convidados, eles ditam o ritmo e transformam o evento no estilo que o cliente quer. Suzana dá 7 dicas para a escolha do buffet certo:

Em casamentos informais e convidados mais jovens:

Para uma proposta com convidados jovens, o buffet deve dar preferência ao serviço volante, com ilhas gastronômicas, serviço americano e comidinhas da madrugada. O DJ pode deixar a pista de dança bem animada desde o início da festa, que os convidados conseguirão comer sem precisar sair da pista. A ideia é não ter uma hora específica para o jantar, o que dispensa lugares às mesas para todos os convidados.

Fotos: Vero & Bruno

Em casamentos mais formais e tradicionais:

Para festas mais tradicionais, o buffet pode dar foco para o jantar, que será bem delimitado, com música mais calma, iluminação mais clara e todos os convidados sentados ao mesmo tempo. Esse formato exige mais pontos de buffet para que reduzam as chances de filas já que todos devem comer ao mesmo tempo. Para levar o pessoal à pista após jantar é importante considerar uma banda ou alguma atração especial para a festa animar.

Foto: Ainho Alves

Degustação

O sabor da comida é o ponto principal na escolha do buffet. Provar o menu inteiro permite aos noivos sentirem a experiência que os convidados vão vivenciar desde as bebidas do welcome drinks até o cafezinho. É preciso ir preparado para comer em duas horas o que seu convidado vai comer durante todo o evento. Nessa fase da organização do casamento, a família pode participar das degustações o que torna mais divertido a busca pelo buffet ideal.

A escolha do cardápio

O casamento é uma celebração sofisticada onde os convidados esperam vivenciar uma experiência única. O menu deve considerar isso e ser mais elaborado. A dica para um menu incrível é optar por proteínas, carnes e peixes sofisticados valorizam o cardápio. Fique à vontade para ousar no momento do coquetel e garanta opções mais tradicionais no jantar. Claro que paladar é algo bastante pessoal, mas é fundamental considerar o gosto comum dos convidados.

A festa de casamento é uma junção de pequenos momentos e cada um deles deve ter uma proposta diferente de menu, tanto de cardápio quanto de serviço. A comidinha passada na pista conduz seu convidado a continuar dançando, o jantar empratado direciona seu convidado às mesas. Por isso, o buffet vai muito além de alimentar, ele conduz o ritmo da festa, determina o que seu convidado vai fazer a cada instante e determina o formato que a decoração deve ter.

Os buffets voltados para atender as festas de casamentos devem encantar os convidados com a apresentação dos pratos. É um charme comer em mini porcelanas, saladas em taças, porções individuais de sobremesas, fica tudo ainda mais gostoso. A cozinha criativa é outro atrativo com itens moleculares que brincam com formatos e texturas, proporcionando uma experiência interativa e divertida com a comida.

O cuidado na escolha de cada detalhe da festa resulta na satisfação dos noivos e convidados. Alimente o sonho e saboreie o prazer de proporcionar um casamento incrível em todos os detalhes. “, aconselha Suzana Freire que organiza festas no Brasil e no exterior.

Foto da capa: Lucas Costa.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *