Diário de gravidez: São gêmeos!!!

diário de gravidez - gemeos - blog do casamento

Até este exato momento em que escrevo, não consegui detalhar o que aconteceu depois que fiz meu Beta que deu SUPER positivo, no dia 26/12/2017.


Achei o número alto pra apenas 4 semanas de gestação. Aí fiquei pensando… Será que estou BEM grávida mesmo, ou são gêmeos?

Infelizmente sem fazer a ultrassonografia não tem como saber só pelo exame (pelo menos no meu caso). Tentei acalmar minha ansiedade procurando referências de outras grávidas e encontrei bastante gente com resultado parecido com o meu, mas sem ser gestação gemelar.

Felizmente 10 dias depois já consegui fazer minha ultra pra saber como estavam as coisas e sim, lá tinham dois sacos gestacionais, um já com a vesícula vitelínica formadinha e o outro ainda vazio, sem nada dentro.

Isso pode significar muitas coisas… Que os dois podem evoluir, que o vazio pode não evoluir ou então que nenhum deles pode evoluir. No começo da gestação é assim mesmo, o ideal é tentar controlar as emoções porque tudo pode acontecer. Meu médico mesmo no consultório disse pra eu me preservar nas atividades e aguardar porque é cedo para fazer qualquer afirmação.

Três semanas depois consegui fazer mais uma ultra pra acompanhar a evolução da coisa e sim, lá estavam os dois saquinhos gestacionais com duas vesículas vitelínicas formadinhas, ou seja, o segundo embrião também estava evoluindo, com uma “diferença de idade” de 2 a 4 dias um do outro.

A vesícula vitelina é o primeiro “orgão” que se desenvolve. Ele tem a função de realizar a transferência de nutrientes para o bebê antes de o cordão umbilical ser desenvolvido. A partir do momento em que o cordão aparece (em torno da 12ª semana), a vesícula vitelínica desaparece. Na quinta semana, ela mede cerca de 3 mm de diâmetro.

Eis aqui uma simulação do que você verá de 4 a 5 semanas de gestação, na sua ultrassonografia.

Aí a pergunta que todo mundo faz…

Não deu um frio na barriga por saber que bem gêmeos por aí?

Na verdade, se fosse em outros tempos, acho que até daria, mas levando em consideração que estamos tentando a dois anos, já passamos por dois abortos e considerando também o meu fator de idade e todos aqueles detalhes que relatei aqui , certamente a vida acabou me poupando, me dando dois filhos de uma vez só. Parece que o universo conspira a nosso favor e no tempo certo, não é verdade? Foi o que todo mundo me disse (familiares, amigos e as leitoras aqui do Blog) e estavam todos certos ♥.

Se não fosse por esta gestação gemelar, com certeza não teria um segundo filho. Pararia por aqui. Pra nós o processo da gestação gerou alguns traumas que estão aos pouquinhos sendo superados, e agora estamos cheios de esperança de que é pra valer, vem dois cotoquinhos por aí!

Nas próximas semanas volto com mais detalhes dessa loucura toda =)

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *