Cuidados com os cabelos no verão

Os dias quentes de verão castigam muitas vezes não só a nossa pele, mas também os cabelos, que sofrem com ressecamento, enfraquecimento e queda. Isso porque o sol, a água do mar e o cloro da piscina são bastante prejudiciais e muitas pessoas se esquecem de passar filtro solar próprio para os fios, além de não protegerem os cabelos com bonés e chapéus.

A médica tricologista, especialista em cabelo, Dra. Cristiane Câmara Alves, alerta para a importância de manter o couro cabeludo sempre limpo.

”No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa. E a melhor maneira de evitar essas doenças é manter a boa higienização do couro cabeludo, além de reduzir a queda.’’

Segundo ela, enxaguar bem os cabelos após sair do mar e da piscina também evita danos aos fios causados pelo sal da água do mar e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

Não só a pele deve ser protegida todos os dias com filtros solares adequados, mas é preciso proteger também os cabelos das radiações solares.

‘’Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágue que tenham filtro de proteção solar’’, explica a especialista. Outro erro constante que muitas pessoas cometem, durante todas as estações do ano, é amarrar os cabelos ainda molhados e mantê-los presos por muito tempo. ‘’Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios’’.

Investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, evitar o estresse e praticar exercício físico com regularidade, para melhorar a circulação sanguínea e consequentemente fortalecer os cabelos, são outras dicas importantes de cuidados com as madeixas.

Fonte: Cristiane Câmara Alves (CRM 50504) é médica graduada pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Concluiu também o curso de Transplante Capilar no Instituto Bauman Medical Group, P.A, nos Estados Unidos. Atualmente, Dra. Cristiane atende seus pacientes na Clínica Pampulha (CRM 0009113 – MG), onde exerce ainda o cargo de diretora clínica, ao lado do responsável técnico pela instituição, Dr. Júlio César Alves (CRM 13337 | RQE 40860).

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *