Conselhos para não surtar antes do casamento

Casar é um sonho, mas os preparativos podem facilmente virar  um fardo se não administrado com muito cuidado e dedicação.

Uma das coisas que mais me desgastam nestes 10 dias antecedentes ao meu grande dia, é a falta de tempo para resolver os pequenos detalhes (que são muitos, pois olha só o tanto de idéias que publiquei aqui), por isso resolvi escrever esse post, para ajudar você  a levar tudo numa boa, sem arrancar os cabelos =)

Pesquise e contrate com antecedência. Umas das coisas mais acertadas que fiz desde o início foi pesquisar e contratar os fornecedores com bastante antecedência. Quanto mais tarde você fechar seus contratos, mais caro irá pagar e menos cabelos irá ter, pois os melhores sempre serão os mais requisitados.

Tenha SEMPRE uma agendinha para programar as datas. Seja do que for : Pagamentos, reuniões, etc. Quando se está com o pé no altar, é incrível como os detalhes brotam do chão…  e vai chegar uma hora que você não conseguirá fazer mais nada se não estiver tudo esquematicamente organizado.

NUNCA deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Eu comecei os meus preparativos 2 anos antes. 2 ANOS!!!!! Acredite, ainda tem coisas para correr atrás. Então minha dica é a seguinte: lembra da sua agendinha do item anterior? Anote tudo que precisa ser visto, todos esses detalhezinhos do tipo: Lingerie, brinco, sapatos, arranjo de cabelo, porta retrato, forminhas para doces, protetor solar para a lua de mel, polimento das alianças, presentinhos para as daminhas, e se organize para fazer isso em uma passada no shopping no final de semana, ou na fugidinha do trabalho na hora do almoço. Isso será extremamente aliviante lá na frente.

Programe a distribuição dos convites. Essa etapa é muito boa, mas chega uma hora que falta dia no final da hora, por isso, antes de por o pé para fora de casa, dê uma passada nos convites que poderão ser entregues pelo caminho. Andar com convites no carro também ajuda a poupar um tempão na distribuição. No meu aniversário,   eu consegui entregar um imenso lote de uma vez só, convidando meus amigos para comemorar comigo num happy hour, foi a salvação! Você pode fazer o mesmo. A propósito, os noivos podem sim se dividir na tarefa da entrega.

Cuide da sua saúde. Mesmo que tudo esteja na mais perfeita ordem, é natural que a ansiedade te devore,  e isso pode te fazer emagrecer,  engordar ou adoecer. Tome muito cuidado. Eu mesma fiquei alguns dias sem apetite por pura insegurança e acabei perdendo bastante peso. Por um lado isso pode ser bom, mas por outro a imunidade baixa pode trazer muitas complicações, por isso, é importante cuidar bem da alimentação, tomar um suplemento de vitaminas e sais minerais se necessário, dormir bem e tentar resolver tudo com a maior tranquilidade possível.

Fique em sintonia com a sua cerimonial. Ter uma cerimonial é indispensável.  São duas cabeças focadas no mesmo propósito. Se você esquecer, ela vai te lembrar, e isso te trará uma segurança imensa. JAMAIS esqueça de contar todos os detalhes da sua festa para ela.

Faça lista do que irá precisar  para arrumar suas malas. Uns 15 dias antes do casamento, monte uma planilha, ou então na sua agendinha, comece a listar tudo que você vai precisar levar na mala para a noite de núpcias, e também para a lua de mel. NÃO CONFIE NA SUA MEMÓRIA durante esses dias. Você vai passar por um caminhão de situações e algumas coisas podem se perder pelo caminho.

Se deixe contagiar pelas coisas boas. Certa vez li em um blog que muitas das coisas que podem dar errado em um casamento, nem são percebidas pelos convidados. É verdade!  Ninguém vai perceber que a fita do bem casado deveria ser de outra cor, ou que a música dos padrinhos era outra. Então para que sofrer por pouca coisa! É muito melhor desfrutar das boas coisas que acontecem durante os preparativos: a participação dos padrinhos na organização, a companhia da mãe nas provas do vestido e prévias de maquiagem, a visita dos convidados para a entrega dos presentes, as ligações dos familiares distantes avisando que estão com o pé na estrada. Isso é muito bom!!!!!! O resto é resto.

Resumindo: compre uma agenda =P

Veja também
Cronograma de beleza: perfeita para o casamento em 6 meses
Dica do dia seguinte ao casamento
Guia de prevenção contra problemas na cerimônia e festa de casamento

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

6 comments on “Conselhos para não surtar antes do casamento”

  1. Só de ler o post eu surtei. rsrs
    Eu não sei se é com todas as noivas, mas td vez que leio ou vejo algo sobre o exato momento da cerimônia minha barriga começa doer. oO A cabeça chega doer de tanta tensão.
    As dicas foram ótimas, mas ainda assim tem que fazer esforço para que sejam validadas. hihi

    BjuuU

  2. Luciana! Comigo está acontecendo exatamente a mesma coisa… fico nervosa, mas temos que aprender a lidar com isso, afinal não estamos indo para a forca, e sim para o nosso casamento =)

  3. Dica de quem acabou de casar: o que não tem remédio, remediado está! :)
    Na sexta-feira antes do meu casamento, o buffet me ligou dizendo que meu cardápio seria completamente diferente daquilo que eu havia escolhido… perguntei para a mulher: “Você garante que não faltará comida os convidados?” O que eu poderia fazer? Gritar e esperniar com a mulher e me estressar às vésperas do dia mais lindo da minha vida? Digo e repito: o que não tem remédio, remediado está!
    Bora festar Ruuuuuuuuuuuu! :)

  4. Olá, Rubia, lendo seu blog eu me vi!!!… Pois estou fazendo planos, planilhas e orçamentos, mais o meu casamento só será realizado em 2016… e muitas pessoas falam pra mim: “Há, ta longe ainda”, mais é tanta coisa pra ver que eu acho que estou certa. Já fiz contato com uma cerimonialista maravilhosa que me ajudou muito até agora (e foi somente com dicas, pois ainda não fechamos contrato) e quero que tudo saia perfeito da maneira que eu estou sonhando, mesmo sabendo que sempre tem um que sai reclamando que não foi do agrado, mais que seja tudo perfeito…. bjinhos e tudo de bom… adoro suas dicas…

    1. Aline, super normal achar que não vai dar conta. O bom é que você tem o benefício do tempo a seu favor, mesmo que fique corrido próximo da data, acredite, vai dar tudo certo ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *