Como recusar um convite de casamento

Ô assunto delicado! Recusar um convite de casamento não é uma tarefa muito fácil e agradável, porque mexe com o sentimento dos noivos que obviamente desejam a presença de todos  e dependendo da maneira  como é feita, pode até abalar o relacionamento de amizade.

Se você for convidada para ser madrinha de casamento, e não puder ou quiser ir , veja abaixo algumas alternativas e cuidados que você precisa ter.

1) Você pode alegar um compromisso previamente agendado ou então ser bem objetiva esclarecendo que não se sente confortável em entrar na Igreja ficando exposta na presença de tantas pessoas.

2) Se você for convidada para se madrinha mas seu cônjuge não, explique que eu respeito a ele você prefere participar da cerimônia como convidada.

3) Jamais diga aos noivos que você não poderá ser madrinha porque sua situação financeira não permite. Certamente eles ficarão muito ofendidos, porque a escolha provavelmente foi feita pelo grau de importância afetiva, e não financeira que você tem.

Agora se você for um convidado normal, a situação é bem mais simples, apenas explique que não poderá comparecer, sem dar muitos detalhes. Se for possível, compre um presente e o envie junto com um cartão desejando felicidades.

Veja também:
Dica do dia seguinte ao casamento
10 dias para economizar na lua de mel
Dicas para arrumar a mala da noite de núpcias
50 dias para cuidar da saúde financeira do casal

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

5 comments on “Como recusar um convite de casamento”

  1. Olá tenho um blog de cerimonial de casamento e dou várias dicas para as noivinhas. O blog do casamento é uma inspiração pra mim. Segue lá o meu blog também.

  2. Tá, e se eu realmente não tiver dinheiro pra bancar presente, maquiagem e vestido? é falta de educação dize isso?
    Minha prima me convidou para ser madrinha do casamento dela no fim do ano. Mas eu tenho um intercâmbio marcado pro fim do ano,estou pagando as parcelas, em hipótese alguma poderia aceitar um convite desses. Aí vou sair do país endividada?
    Eu disse que não dava mesmo por questões de dinheiro, estou economizando até o que não consigo, ela sabe disso, mas deve achar que uns R$1000 ou R$20000 não fariam falta pra mim…

    1. Mari, você tem um bom motivo para recusar o convite. Se você está programando este intercâmbio e precisa economizar o que pode para garantir esse plano, então converse com sua prima explicando a situação. Quem sabe você consegue comparecer ao casamento como uma convidada normal, um vestido emprestado, e uma make feita em casa mesmo.

      A melhor solução é conversar com ela e explicar que não será viável pra você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *