Com quem devo entrar na igreja?

Com quem devo entrar na igreja? * Por Lyanne Stenger

A tradição mais antiga sobre cortejos diz que a noiva deve entrar de braços dados com o pai, pois existe todo um simbolismo em torno do desempenho desse papel de entrega da noiva ao genro. Mas, e as noivas que, porventura, não conheceram ou já perderam seus pais, o que devem fazer?

A maioria das noivas escolhe um parente próximo para acompanhá-la. Pode ser o avô, o padrinho de batismo, um tio ou até mesmo o irmão mais velho que a guie até o encontro do noivo dando seu consentimento para a união do casal.

Uma forma diferente e inusitada que está ganhando muitas adeptas é a noiva entrar junto de sua mãe, que torna o momento em uma bela homenagem para aquela que representa papel fundamental em sua vida, e também um motivo para não fazê-la entrar sozinha na cerimônia, já que não houve a preferência pela figura masculina neste instante.

entrar.na.igreja1
Imagem:  Joel Miranda Fotografia

Ainda assim, existem aquelas que preferem entrar sozinhas na igreja, onde acreditam que assim estarão demonstrando a falta que sentem do pai, além de veneração e respeito ao ente querido que infelizmente não pode estar presente neste momento tão importante. Mas, convenhamos que nessa hora as pernas devem estar bambas e um apoio amigo é sempre bem-vindo nessa hora tão envolta de sensações.

com quem entrar na Igreja
Imagem:  Ricardo Milani – Fotos

O casamento é o nosso momento, e não existem regras do que ou não fazer. Fica a critério da noiva escolher quais as melhores opções para o momento tão esperado e assim ajustar estes detalhes da cerimônia para que ela saia assim como o planejado, mas com o seu jeito.

Casamento_Alexandra_Theo20
A noiva Alexandra preferiu entrar com o pai e a mão ao seu lado.

Publicado por Lyanne Stenger

Lyanne Stenger, 23 anos, administradora , é apaixonada por futebol e temas que envolvam casamento. Como toda noiva dedicada, quer organizar seu próprio casamento sozinha. Por se considerar metódica e organizada já ganhou fama de “wedding planner” das amigas, enquanto o seu próprio casamento não sai do papel.

17 comments on “Com quem devo entrar na igreja?”

  1. acho meio machista esse negócio do pai me entregar ao noivo. poxa, tô casando porque quero! ainda assim, é difícil fugir dessas tradições que perduram embora o sentido já não seja mais o mesmo

  2. Eu perdi meu pai e tenho 6 irmãos homens , para não dar aquela ciumera decidi entrar com a minha mãe e ela levara a foto do meu pai . Meus irmãos abrirão caminho formando um corredor para que eu façamos a entrada . Espero segurar o choro .
    Rubia seu blog é incrivelmente maravilhoso . Parabéns

  3. meu pai se foi há 6 anos e mesmo amando meu irmão mais velho, não vejo ele me guiando até o altar.
    havia pensado em ir sozinha, como forma de respeito ao homem que mais amei na vida, porém a ideia de ser acompanhada pela minha mãe, minha grande companheira, está ganhando força!!

  4. E quando se tem pais separados, e os pais casaram novamente, como faço sendo que o padrasto é como um pai e a madrasta já é falecida mas também era muito querida!!??muitas duvidas nessa questão pois não quero deixar ninguém chateado!!

  5. Estou com uma super dúvida, tenho três irmãos e um deles não será meu padrinho pois gostaria de colocá-lo em em alguma função especial (é o irmão que me dou melhor e que o meu noivo mais gosta). Ele vai fazer 18 anos, então é bem meninão. Vocês têm alguma sugestão?

  6. Meu pai é falecido e pretendo entrar sozinha na igreja. Mas uma pergunta me assombra… Com quem minha mãe vai sair ao final da cerimônia? Não queria que saísse sozinha, pois acho que vai precisar de um apoio por conta da emoção. Ajudem-me por favor!

    1. Mariana, ela pode sair com alguém no final da cerimônia. Pode ser um irmão seu, sobrinho, seu avô, ou alguma figura masculina bem querida na família. Essa pessoa que vai sair com ela , precisa ficar sentada na primeira fileira na Igreja, para facilitar a organização da saída.

  7. Boa tarde… Adorei o blog. Tem me dado várias dicas e esclarecido mta coisa.. de fato, esse é um momento mágico e maravilhoso, mas meio estressante tb. Então é bom termos com quem “dividir” certas questões, ainda mais com pessoas q estão na mesma situação, hehe…
    Só gostaria de esclarecer, pelo q entendi com base no q li aqui, q não há mtos protocolos e determinações formais para o cortejo da igreja, não?! Tb sou filha de pais divorciados e, embora eles até se dêem bem, tb pretendo fazer algo diferente, como colocar os dois para entrarem com seus respectivos cônjuges atuais. E eu, a noiva, vou entrar sozinha… acompanhada apenas de crianças (afilhados e sobrinhos), q serão nossos pajens e daminhas, mas em vez de entrarem antes, entrarão comigo. Achas uma boa ideia, Rubia?
    Obrigada!
    Bjok

  8. Não tenho um irmão mais velho, tio e meu padrinho faleceu. Meu pai faleceu a três semanas e faltam 9 meses para o meu casamento. A unica pessoa que pensei foi meu sobrinho de seis anos entrando segurando minha mão, pois ele é o homenzinho da familia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *