TerraCycle cria sistema de coleta e reciclagem das esponjas de louça

Sabe quando você pensa que poderia fazer um pouco mais pelo planeta? Agora você pode!

Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar, pela primeira vez no mundo, um sistema de coleta e reciclagem das esponjas – de todas as marcas do mercado e suas respectivas embalagens plásticas para transformá-las em produtos sustentáveis: a Brigada de Esponjas Scotch-Brite.

Cada esponja enviada para a reciclagem, será doado R$0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos escolhida por cada participante.

 

coleta_reciclagem_esponjas_louca

Você pode participar como consumidor, implementando a coleta do seu prédio, ou em entidades como faculdades, comércio e afins. Basta fazer seu cadastro neste endereço e começar a coleta. O envio do material coletado é gratuito.

Todas as informações sobre esse projeto você vê no vídeo abaixo:

 Dados sobre a produção de esponjas e de lixo no país:

– São produzidas cerca de 360 milhões de esponjas multiuso anualmente no Brasil, segundo dados da própria 3M.

– A cada ano, os brasileiros geram 68 milhões de toneladas de lixo urbano, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

– Das cerca de 183 mil toneladas diárias de lixo produzido no País, 73 mil são resíduos recicláveis, de acordo com o estudo Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para a Gestão de Resíduos Sólidos, lançado em 2010 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e equivalem à perda de R$8 bilhões por ano em matérias-primas não aproveitadas.

 Fonte

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami