Casei! E agora? 5 dicas para arrasar nas novas tarefas domésticas!

Ao casar-se, você e seu parceiro passam a ter responsabilidade integral com a organização da rotina e com a manutenção da casa em que vivem. Tantas novidades podem causar algum desespero no início, mas com um pouco mais de experiência, vocês irão se adaptar.

Dividir a sua vida com outra pessoa é definitivamente é uma oportunidade de amadurecer, ser mais paciente e usar sabiamente um orçamento que agora é de dois. Entretanto, existem muitas tarefas que quase ninguém gosta de fazer em relação à casa, mas que deverão ser feitas para que vocês possam viver muito mais felizes.

Separamos algumas soluções que vão ajudar com os “problemas” mais comuns da vida de quem cuida da própria casa, simplificando o seu dia a dia e sem estourar o seu orçamento:

Arriscar-se na cozinha

Cozinhar é um dos grandes desafios de quem se casou e está morando sozinho pela primeira vez. A boa notícia é que, quando se trata de comida, não existem muitas formas de errar e, se você cozinhar em casa, vai economizar uma boa grana, melhorar suas habilidades e, é claro, vão levar uma vida muito mais saudável.

Alguns alimentos são verdadeiros coringas para uma dieta equilibrada e saborosa, como arroz, macarrão e legumes. As carnes são fáceis de serem preparadas, basta grelhar para que elas fiquem deliciosas. Frutas e castanhas são práticas para um petisco rápido ao longo do dia.

Ao cozinhar, não se esqueçam de ficar atentos ao prazo de validade dos itens. A maioria pode ser congelada para que você possa comer no dia que está sem tempo, porém, outros apresentam consumo imediato ou dentro de poucos dias.

tarefas domésticas - cozinhe em casa
Foto: Álbum de Casamento

Organizar o pagamento das contas

Pagar as contas em dia representa uma boa economia a ser feita com juros e multas, além de garantir que você não vai ficar sem os serviços essenciais, como energia elétrica e celular.

Se for possível, depois de dividir quem pagará o que, coloquem todos os pagamentos no modo débito automático. Agrupá-los para a mesma data ou datas próximas, que coincidem com o recebimento do salário, é uma forma eficiente de evitar dívidas.

Coloquem lembretes no celular ou na geladeira (nunca é demais!) para conferir se todos os pagamentos realmente caíram no dia certo e, em caso negativo, resolva a situação imediatamente.

Aprender a arrumar a casa

Uma casa limpa e organizada traz muito mais qualidade de vida e até mesmo saúde. É possível que, pelo menos no início, vocês serão os responsáveis por garantir esses efeitos positivos, mas não entre em pânico, pois não é preciso de muito esforço.

Comece a arrumação sempre adquirindo bons hábitos diários. Não acumule louça suja, retire o lixo das lixeiras, arrume a cama, e, se tirar algum item do lugar, devolva o mais rápido possível. Se perceber que algum item fez-se inútil, faça uma doação ou jogue fora. Com pertencem de dois dentro de uma mesma casa, a tendência ao acúmulo está em dose dupla.

Uma vez por semana, façam uma faxina na casa. Passar a vassoura no piso, remover o pó dos móveis e objetos e lavar cozinha, banheiro e área de serviço já vão deixar a casa limpa por mais tempo.

Periodicamente, façam uma faxina mais pesada, daquelas em que vocês arrastam todos os móveis, limpam a geladeira e o fogão, providenciam a lavagem de tapetes e cortinas, passam um pano dentro dos armários e assim por diante. Serviço pesado, mesmo.

Assinar um plano de lavanderia

Separar, lavar, secar, passar e dobrar as roupas toma muito tempo e dá trabalho. Principalmente roupas para dois. Por conta disso, esse cuidado quase sempre é visto como a tarefa doméstica mais detestada por qualquer morador.

Para simplificá-la e, ainda, garantir a higiene e a qualidade de todas as peças que vocês possuem no guarda-roupas, considerem assinar um plano de lavanderia de roupas.  Fica muito mais prático do que lavar e cuidar das roupas em casa.

A empresa coleta as suas roupas, se responsabiliza por todo o processo de limpeza e devolve apenas depois de passar e dobrar uma por uma. A única tarefa que sobrará para vocês é guardar de acordo com a sua organização no armário.

Contratar serviços profissionais de confiança

Inevitavelmente, uma vez ou outra vocês precisarão contratar um especialista para complementar habilidades que vocês ainda não possuem, como um eletricista ou um encanador. Saber onde procurá-los é muito importante para economizar e ter um serviço de qualidade na sua casa.

Se decidiram morar em um condomínio, muitas vezes o zelador pode se encarregar de pequenas tarefas. Caso contrário, conversem com ele ou com vizinhos. Eles podem dar referências e passar os contatos de serviços na região.

Além disso, conte com a ajuda da internet para encontrar o especialista que vocês estão precisando. Existem sites e aplicativos criados para esse fim, inclusive com os valores e com a avaliação de cada serviço para que você garanta o melhor custo-benefício para o seu lar.

Gostou das dicas? Conta pra gente! ;)

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *