Brinquedos para recém-nascidos: os melhores tipos e muito mais!

Nos primeiros meses de vida, um recém-nascido não possui o controle da sua coordenação motora fina. A visão dele também é limitada, sendo assim os objetos só conseguem chamar sua atenção caso estejam a no mínimo 50cm de distância. Nesse período da vida os pequenos são mais frágeis e precisam de muita atenção. 

Seja para apenas distrair ou incentivar o aprendizado, os brinquedos são essenciais para os bebês. A verdade é que os objetos certos ajudam muito no desenvolvimento cognitivo deles. E não precisam necessariamente ser caros ou sofisticados, basta que sejam seguros e atendam o objetivo.

Principalmente brinquedos com cores fortes e vibrantes chamam atenção. Aposte em pelúcias de diferentes formas, sejam bichinhos ou palhaços, por exemplo. As peças que emitem sons e possuem argolas são divertidas e também vão auxiliar no desenvolvimento.

Os melhores tipos de brinquedos para recém-nascidos

Existem vários tipos de brinquedos para se investir. Há opções muito boas para bebês de apenas um mês, como também para aqueles com mais idade. O importante é prestar bem atenção à faixa etária indicada e se realmente é um objeto funcional. Separamos uma lista com algumas opções, veja logo a seguir. 

Brinquedos sensoriais

Como o próprio nome já sugere, os brinquedos sensoriais ajudam no desenvolvimento dos sentidos e da cognição. Eles vão proporcionar ao bebê a capacidade de identificar texturas, formas, cores, sons e cheiros diferentes. E o melhor é que, na maioria das vezes, são baratos e fáceis de encontrar.

Você pode apresentar objetos com diferentes características para que o bebê comece a criar percepção. Garrafa pet, novelo de lã, fitas coloridas e até esponjas são ótimas escolhas para entretê-los e introduzir o desenvolvimento sensorial. É uma escolha de fácil acesso indicada a partir dos 4 meses de vida.

Movéis para berço

Nesse tópico não podemos deixar de falar do famoso móbile, que é um acessório usado nos berços desde muito tempo atrás. Ele é o primeiro brinquedo com o qual os recém nascidos têm contato. Existem várias opções disponíveis no mercado, tanto em lojas físicas como nas virtuais é possível escolher dentre os diversos modelos disponíveis.

Dentre as variedades, um dos mais procurados é o móbile musical. Além das peças suspensas, figuras diversas confeccionadas em feltro, pelúcia ou mesmo plástico, também emitem sons. Esse conjunto de características servem para acalmar o bebê desde os primeiros dias de vida.

Bichinhos de pelúcia

Os ursinhos de pelúcia também fazem parte da vida das crianças desde os primeiros meses de vida. É um tipo de brinquedo muito popular se tratando de presentes. Além de acabar se tornando, por muitas vezes, um objeto que desperta um valor sentimental na criança, ele também compõe a decoração de maneira super fofa.

Há diversas opções disponíveis no mercado, em todas as cores que se possa imaginar. Inclusive existem peças que acompanham acessórios, como argolas para que o bebê possa agarrar. Sem contar nas opções que emitem sons, como canções de ninar e sons característicos da figura.

Mordedores

O mordedor antes era usado apenas para ajudar no desenvolvimento da dentição dos bebês. Hoje em dia existem opções mais sofisticadas que servem não só a esse propósito, mas também para entreter a criança. Ele é indicado a partir dos 4 meses de idade e tem como objetivo principal aliviar o desconforto causado pelo surgimento dos primeiros dentinhos.

Você pode encontrar o modelo simples, que é geralmente desenvolvido em forma circular com material de silicone, e tipos mais elaborados. Alguns desses modelos têm formas de mãos ou animais. Há outros que possuem chocalho e podem ter consistência firme ou mais molinha.

Além disso, dar leite quente de boa qualidade para o bebê ajuda no alívio da dor do nascimento dos dentinhos e garante um bom desenvolvimento. Não deixe de conferir também Os 10 melhores leites para bebê de 0 a 6 meses de 2021!

Tapetes de atividade

Esse tipo de brinquedo serve para estimular o desenvolvimento dos bebês. Como os tapetes possuem atividades sensoriais, ajudam a estimular os sentidos de uma forma divertida. Pode ser um investimento mais caro, mas vale muito a pena e serve para distrair e estimular o aprendizado da criança. 

É possível encontrar várias opções diferentes para compra. Em muitos modelos é possível encontrar figuras suspensas em arcos, com cores e sons chamativos. Há outras opções interessantes, como por exemplo os tapetes que podem ser enchidos com água. Eles possuem bichinhos em seu interior, que se movem à medida que a água vai sendo agitada.

Espelhos macios

Esse tipo de brinquedo tem grande importância para o bebê. Pode ser usado para entretê-los e também incentivar seu desenvolvimento visual. Ao se olhar no espelho, se identificam como indivíduos a partir da identificação das características que compõem sua imagem. São colocados também nos assentos traseiros do carro, como forma de distração.

Ele é apresentado geralmente na forma de animais de pelúcia que possuem espelhos atrelados ao corpo. Mas não são espelhos comuns, pois possuem películas protetoras que impedem o seu estilhaçamento e evitam que a criança se machuque. Podem ser induzidos nos primeiros meses de vida do bebê. 

Chocalhos

O chocalho serve para desenvolver a percepção auditiva dos bebês. Através do som que ele produz, a criança volta sua atenção para o objeto com intuito de pegá-lo. Ao perceber que o brinquedo faz barulho ao ser chacoalhado, ela mesma tende a segurá-lo e fazer movimentos para reproduzir esse mesmo som. Assim também é desenvolvida a percepção rítmica.

Esse tipo de brinquedo é facilmente encontrado em diversas lojas, inclusive nas de departamento. Geralmente são confeccionados em plástico e silicone, com opção de mordedor já incorporado. Os acessórios adicionados a sua base criam uma distração perfeita através das cores e sons emitidos. 

Livros macios

O livro macio também é uma ótima opção para bebês acima dos 10 meses. Eles servem tanto para incentivar a leitura, como também para desenvolver os sentidos sensoriais. Muitos deles podem ser encontrados em lojas infantis ou até mesmo em livrarias. O valor varia bastante, depende da marca, da quantidade de figuras que ele dispõe e também do material usado.

Existem opções com um número menor de páginas, mas também há outras que possuem um volume maior. Inclusive é possível encontrar livros impermeáveis, que podem ser usados durante o banho do bebê e proporcionar mais diversão nesse momento, por vezes conturbado.

Almofada de atividades

A almofada de atividade é um tipo de brinquedo que vem sendo usado com mais frequência nas atividades com os bebês. Ela é confeccionada em tecido macio e enchida, na maioria das vezes, com fibra de poliéster. Esse objeto é indicado para bebês que tenham a partir dos 3 meses de vida.

Você pode encontrar diversos modelos super divertidos e coloridos. Geralmente as almofadas são confeccionadas em formato de meia lua, para que o bebê possa ficar de bruços em cima dela. Algumas das opções disponíveis no mercado possuem argolas e mordedores, além de um painel de atividades para incentivar o desenvolvimento sensorial da criança.

Argolinhas

As argolas são muito usadas nas brincadeiras com os bebês para o desenvolvimento da coordenação motora. Elas são indicadas a partir dos 6 meses de idade e são feitas de material plástico ou silicone em sua maioria. Há os tipos que são usados apenas para distração e também os que são usados como forma mais educativa.

É possível encontrar modelos acessíveis para todos os bolsos. Modelos que vêm com a opção de empilhar são os mais procurados, mas também é possível outros diferentes do tradicional. É o caso das argolas que são atreladas aos chocalhos ou em bolinhas formando uma espécie de cascata multicolorida.

Bolas

Para esse tipo de brinquedo existem várias versões. Dessa lista ele é o brinquedo mais antigo usado nas brincadeiras de crianças. A bola oferece diversão e consegue entreter os bebês de forma muito eficiente. Porém não é só com o intuito de distrair que alguns modelos mais modernos foram criados. Eles também  estimulam o desenvolvimento sensorial.

Você pode encontrar modelos confeccionados em pelúcia e já com chocalho interno. Há opções que acompanham formas geométricas, para que o bebê descubra a entrada correta pela qual o objeto irá passar. Sem contar no tipo mais comum, que pulam bastante e garantem a diversão dos pequenos.

Brinquedos de encaixe

Os brinquedos de encaixe também são uma ótima escolha para integrar as brincadeiras dos bebês. Ele é uma das opções mais adquiridas pelos pais, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico e concentração. São indicados para crianças mais velhas, a partir dos 12 meses de idade.

Como é um tipo de brinquedo muito popular, ele pode ser encontrado facilmente. Nas lojas de departamento também encontram-se diversas opções. Existem alguns modelos com formatos diferentes e muitas cores. Você os encontra em forma de casinhas, cogumelos dentre outros. Além disso, podem ser confeccionados em materiais diferentes, como folhas emborrachadas.

Carrinhos

Esse tipo de brinquedo também está disponível em muitas opções. Você pode encontrá-lo tanto para os bebês mais novos como também para os mais velhos. Em primeiro momento ele é comprado com o objetivo de entreter a criança, mas também pode auxiliar no seu desenvolvimento. A partir disso passa também a ser um brinquedo interativo.

É possível encontrar os modelos mais simples, em plástico ou até mesmo pelúcia. E existem os modelos mais elaborados, como carros grandes, feitos para colocar o próprio bebê dentro. Eles vêm com vários acessórios, painel de luzes e até botões que emitem sons. Além de servir como distração, essas funções ajudam a desenvolver o raciocínio.

Instrumentos musicais de brinquedo

A maior intenção desse brinquedo é a de divertir e entreter. Eles são muito eficientes nesses aspectos, pois prendem a atenção do bebê. Eles podem ser introduzidos nas brincadeiras dos pequenos a partir dos 6 meses de idade, mas cada tipo terá indicação da faixa etária adequada. 

No caso desse tipo de brinquedo é possível encontrar várias versões de instrumentos musicais. Podem ser em formato de violão, maracas ou na forma de teclado que é o mais popular da categoria. Alguns deles emitem o som característico do instrumento, enquanto outros reproduzem sons de animais ou músicas educativas.

Use as dicas e escolha o brinquedo perfeito para seu recém-nascido!

Não é uma tarefa fácil conseguir prender a atenção das crianças. Se tratando de bebês recém nascidos isso também não muda. Nos primeiros meses de vida os filhos sempre procuram mais proximidade dos pais, mais precisamente da mãe, e fazer com que eles se interessem por outra coisa é uma tarefa difícil.

Hoje, mais do que nunca, os pais procuram ao máximo distraí-los. Isso acaba fazendo com que recorram aos celulares e tablets, que reproduzem vídeos para prender a atenção da criança. Essa prática não é de todo mal, é claro, mas pode acabar deixando a desejar no quesito desenvolvimento.

A partir das opções mostradas aqui, é possível entreter o bebê e ainda ajudar no seu desenvolvimento sensorial. Sem contar com os brinquedos educativos, que ajudam a desenvolver a percepção e raciocínio lógico. Agora é só escolher o que você mais achou interessante e se divertir com seu pequenino. Até o próximo!

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *