Alianças de ouro: como escolher o modelo ideal?

Como não se intimidar na busca das alianças de ouro perfeitas para você? Afinal, o seu casamento com certeza terá muitos momentos marcantes, e a aliança é o que sela esse compromisso. É um objeto que ficará por toda a vida, e o ouro é o material ideal quando se pensa em alianças.

Antigamente, quem tinha a responsabilidade de escolher era o noivo, mas hoje em dia, é comum o homem optar pelo anel de noivado, e depois, o casal fazer a escolha juntos sobre as alianças de casamento. Há tantas opções no mercado que fica difícil ter uma ideia inicial do que buscar, por isso, separamos alguns critérios para ajudar na sua seleção.

1. Tenha um orçamento

Defina quanto está disposto a pagar pela joia, assim você já pode ter uma ideia de opções na hora da escolha.

Anéis com diamantes ou que possuem design de marcas conhecidas serão muito mais caros. Também é importante iniciar a sua busca com antecedência. É recomendado seis meses se quiser fazer algum entalhe específico ou encomenda sob medida.

2. Preste atenção ao quilate

O quilate representa quanto de ouro está presente na joia, a sua pureza, e nem sempre mais é o melhor.

O ouro 24k, considerado o mais puro, é muito frágil para a fabricação de alianças. A opção de 18k é considerada ideal e também a mais comum na produção de joias no país. Por unir 18 partes de ouro e mais 6 partes de outros metais é muito mais resistente. Os anéis de 14k possuem 58,3% de pureza e são uma opção bem mais barata aos noivos, porém, também possuem menor qualidade.

3. Escolha as cores

Atualmente há várias cores diferentes para suas alianças de ouro:

● Ouro amarelo: é a cor tradicional e utilizada na maioria das alianças. Seu tom característico dá mais destaque na mão, principalmente para peles mais escuras.

● Ouro branco: perfeito para casais que são discretos, mas que querem fugir do tradicional. Há alguns pontos a considerar nesta opção. O ouro branco requer maior manutenção e depois  e alguns anos precisará de um novo banho de ródio, procedimento que devolve o brilho da peça. Ao contrário do que se imagina, é mais caro do que o ouro amarelo, por se ligar com materiais mais nobres para formar a cor prata.

● Ouro rosé: uma inovação que representa requinte e graciosidade, e já é tendência quando se fala em aliança. Combina com todos os tons de pele caracterizando-se como uma excelente opção para quem quer um modelo diferente sem chamar tanta atenção.

4. Acabamento

Inovações em termos de design, há vários tipos para escolher:

Polido: é o modelo mais comum, afinal, a maioria dos noivos gosta de ver a joia lisinha e reluzente no dedo. Por conta do brilho a peça demanda maior cuidado para não arranhar.
Fosco: este modelo sofisticado possui pouco brilho, pois, foi escovado para perder a sua característica cintilante.
Diamantado: é o mais diferente dos acabamentos. Possui uma superfície cheia de pequenos entalhes, como se fossem pequenos diamantes.

5. Modelos

Os modelos também divergem bastante, mas as opções mais comuns são:

● Tradicional: é o mais utilizado para quem não quer errar na escolha. Como é mais fino e têm poucos entalhes a peça passa ideia de classe e sutileza.

● Quadrada: possui acabamento reto e são mais confortáveis. Ideal para noivos mais modernos e que desejam inovar.

● Grossa: estas alianças são mais aparentes no dedo e também bastante confortáveis por possuir interior anatômico

Tendências e Fotos de Alianças de Casamento

Na Jóias Prime você encontra diversos modelos de alianças de ouro em 18k. Nós fizemos uma seleção especial dos modelos “queridinhos” das noivas:

Aliança Tradicional 11.80 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 10

Aliança Reta Tradicional 1.80 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 9

Aliança Semi Anatômica Fosca 15.80 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 8

Aliança Diamantada 3.00 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 7

Aliança Reta Fosca com Friso 17.20 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 6

Aliança Tradicional C/Filete 11.00 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 5

Aliança Diamantada Fosca 13.80 gramas Ouro 18k 

alianças de ouro - foto 4

Aliança Reta Tradicional 16.40 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto3

Aliança Reta Diamantada Com Friso 5.00 gramas Ouro 18k
alianças de ouro - foto 2

Aliança Anatômica Tradicional Com Friso 16.60 gramas Ouro 18k

alianças de ouro - foto 1
Todas as alianças de ouro possuem as suas particularidades, e também podem ser personalizadas conforme o gosto dos noivos.

O importante é achar o que combina mais com você! Na Jóias Prime você encontra as peças ideais para contar a história dos noivos.

Já tem alguma ideia para sua aliança de casamento de ouro em mente? Conte para a gente nos comentários!

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *