8 Dicas para decorar a sua casa no estilo escandinavo

Se você morre de medo de errar nas cores da decoração da sua casa, ou até mesmo prefere algo mais calminho, saiba que a decoração escandinava pode ser uma alternativa super interessante para você.

Para os nórdicos a casa é considerada um ninho, e por isso, eles não poupam esforços para deixá-la acolhedora e bem quentinha, principalmente nos dias congelantes do inverno. Por isso, separamos 8 dicas para você ter uma decoração no estilo escandinavo em sua casa.

1 – Minimalismo

Sim! Vamos falar disso por aqui. Os três pilares básicos da decoração escandinava são a simplicidade, funcionalidade e estética. Ou seja, uma casa projetada com um bom espaço de circulação e móveis funcionais com “design limpo” e bonito são o ponto de partida para começar a planejar a decoração. Nada de encher cada espaço vazio da casa com badulaques e nichos sem propósito.

2 – O aconchego do estilo Hygge

Sentar-se em um pufe confortável, usando meias muito quentinhas e bebendo um cappuccino. Assistir a um filme perto de uma lareira comendo um bolo que acabou de sair do forno.

Sentar-se próximo à janela em um fim de tarde com uma caneca de chá fumegante para ver a chuva que cai lá fora. Se só a visualização dessas ideias já te causou um grande aconchego, você já está mais perto de entender o Hygge – termo dinamarquês que define não apenas uma tendência, mas um estilo de vida.

É claro que o brasileiro tem um estilo de vida muito diferente dos dinamarqueses, mas o Hygge não tem regras. Itens muito brasileiros, como rede, colcha de retalho, almofada de fuxicos, toalha de mesa de renda e água de coco são ótimos para compor uma versão brasileira do lifestyle que faz dos dinamarqueses os líderes mundiais no ranking da ONU de felicidade.

3 – Móveis retos

Se você leu esse post até aqui, já percebeu que o minimalismo e a preocupação com o conforto são a chave para uma decoração nórdica. Logo, pensar em móveis retos, ou com curvas suaves, sem detalhes adornados e preferencialmente em tons neutros são essenciais para decorar esse tipo de ambiente.
Essa dica vale também para quem é inseguro e não sabe que tipo de móvel vai combinar melhor em casa. Então, na dúvida sempre prefira os móveis neutros e mais retos, que geralmente são atemporais e combinam com qualquer estilo.

4 – Cores neutras

Os tons neutros ajudam a criar uma sensação de leveza, organização e deixam os ambientes mais claros e amplos, o que é fundamental para os imóveis cada vez menores.

Piso de madeira clarinho,  papel de parede escandinavo, em tons neutros  facilitam as combinações. Ou seja, mesmo que você adote o estilo mais faça questão de ter alguma cor no espaço, poderá fazê-lo com muito mais chances de acertar.

5 – Tecidos confortáveis

Os tecidos naturais como algodão, linho, feltro, seda e lã, entram em cena em cobertores, mantas, nos sofás e almofadas. Vale tudo pelo aconchego ;)

6 – Iluminação

Janelas grandes, cortinas leves e transparentes para aproveitar o máximo da luz natural também é uma característica da decoração escandinava. Já durante a noite você pode trazer mais aconchego para a sua casa com pontos de luz – que podem vir de luminárias pendentes, luminárias de chão, cordões de luz e até mesmo velas aromáticas!

7 – Itens decorativos

Madeira, cerâmica, porcelana, pedras e fibras naturais dão o tom dos móveis e objetos. Aquilo que é feito à mão é valorizado, assim como o design autoral, e ambos têm lugar no décor escandinavo. O clássico e o moderno podem se misturar, sem excessos, e deixando o ambiente elegante.

8 – Plantas

Aqui no Brasil nós adoramos uma plantinha dentro de casa. Trazer a natureza para pertinho além de purificar o ar também tem um efeito terapêutico e decorativo. No estilo escandinavo, isso não poderia ser diferente. Ter contato com a terra, nem que seja em pequenos vasos de suculentas (as plantinhas mais fáceis de cuidar) vão dar um toque de cor e de alegria ainda maior para a sua casa toda clarinha ;)

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *