5 dicas para ter uma mesa de doces inesquecível no seu casamento

A mesa de doces é um item indispensável de qualquer casamento. Seja em um casamento civil, um micro wedding ou um casamento super tradicional, ela é uma das principais atrações da festa e a liberação dela é um dos momentos mais aguardados pelos convidados, depois da chegada da noiva na cerimônia.

Ainda que muitos não saibam, a composição da mesa de doces é um ponto essencial para o casamento ser memorável. Isso porque, além de contribuírem para a harmonização da cerimônia, também podem funcionar como decoração. Em razão disso, é necessário pensar na variedade de doces, cores, formatos e formas de apresentação para agradar os diferentes paladares e conquistar a todos.

Que tal aprender a fazer doces finos e lotar a sua agenda de pedidos? Ou então aprender a fazer seus próprios doces do casamento? Clique aqui e saiba mais. 

Para ter uma mesa de doces de qualidade, isso requer a participação de fornecedores de confiança, até porque, experiência e sabor são indispensáveis nessa hora. Com isso em vista, doceiras que realizam degustações de doces finos para as noivas são, geralmente, as principais escolhidas.

Com a degustação, as noivas podem ter conhecimento da qualidade dos docinhos antes do dia do casório, por isso, é um fator determinante para a escolha da doceira que irá montar a mesa do dia mais especial para os noivos.”, comenta a confeiteira de doces finos e cake designer, Janaína Pontes.

Em razão disso, para não ter erro, Janaína separou algumas dicas que podem ser cruciais para o sucesso da mesa de doçuras do seu matrimônio.

Posicionamento

O lugar em que as mesas irão ficar é muito importante. Se a mesa estiver muito longe de todos, não será vantajoso. Então, um lugar ideal para colocar a mesa seria próximo à pista de dança, o que favorece o acesso dos convidados.

Identificação dos doces

Essa etapa é um fator relevante, isso porque, não identificar o que é cada docinho com seu respectivo nome gera confusão e, consequentemente, menos consumo. Até porque, muitas vezes, quando não sabemos o que contém em um alimento, costumamos não comer. Por isso, agrupá-los e identificá-los é fundamental.

Quantos docinhos por pessoa?

Essa é uma pergunta muito pertinente quando há encomendas de casamento. O indicado é que se tenha um cálculo de, aproximadamente, 8 doces por convidado, em uma perspectiva de 20 sabores diferentes. Dentre eles, 30 devem ser os mais elaborados e 100 devem ser os mais comuns, como os brigadeiros que não podem faltar em ocasiões como essa.

Divisão de sabores

Nesse caso, o recomendado é destinar 10% para doces com recheio de fruta, 30% para chocolates no geral e 60% para doces tradicionais. É importante considerar, também, doces sem lactose, fit e veganos, dependendo do perfil dos seus convidados. Por isso, deve-se recalcular a quantidade para os que têm essas particularidades.

Que tal aprender a fazer mais de 15 receitas de brigadeiro Gourmet para a sua festa? Clique aqui e saiba mais.

Decoração da festa

Por fim, é essencial que a mesa de doces seja coerente com a temática, local e época do ano da festa. Nesse ponto, é importante conhecer bem seus convidados, isso porque, se são pessoas com paladar refinado, pode ousar em doces diferentes. Mas, se são mais convencionais, apostar em doces tradicionais é uma opção.

Esse momento é muito importante para os noivos e as doceiras que serão selecionadas devem atender todos os requisitos com paciência e, é claro, amor.
Nas palavras de Janaína “a mesa é um momento de união, onde os parentes e amigos se situam e dividem os momentos doces da festa.”

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *