5 dicas para economizar no casamento em tempos de crise

Recebo sempre muitos emails de leitoras com um objetivo em comum: Fazer uma festa de casamento com poucos recursos, mas com muito bom gosto. A boa notícia é que aliar o baixo orçamento a uma festa incrível é possível sim, mas depende de muito foco e escolhas certas, sem se deixar levar pelas tentações do mercado.

Quando estamos nessa fase do planejamento, é muito tentador pagar R$ 1.000,00 a mais por aquela decoração ali, R$ 500,00 a mais por aquele bolo lindo de 10 andares lá. Se calcularmos todas essas “nossas fraquezas”, no final das contas, o orçamento acaba estourando e o casamento começa com os recém casados cheios de dívidas.

Em tempos de crise, a instabilidade financeira não garante mais nossos empregos, por isso é bem importante planejar a festa com os DOIS pés no chão. Com base nisso listei alguns pontos onde é possível fazer alguma economia na hora de fazer uma festa de casamento.

Decoração handmade (feita à mão)
A alguns anos atrás eu diria que esse tipo de coisa era pura loucura. “E se não der certo?” “E se ficar feio?” São perguntas que sempre nos desmotivaram a continuar nesse plano de economia.

Hoje já podemos ter muitas inspirações de casamentos decorados pelas próprias noivas. Algumas são tão simples que podem ser feitas com material reciclável como latas e garrafas. Basta um toque decorativo com uma ráfia, renda, cetim  e um bom fornecedor de flores naturais e você fará a sua decoração rapidamente.

Você poderá fazer a sua decoração na semana do casamento mesmo. As flores naturais duram até 7 dias em um vaso com água, por isso a chance delas murcharem e ficarem feias no dia do seu casamento é bem pequena. Para garantir, escolha flores um pouco mais resistentes. Peça ajuda na floricultura da sua cidade, eles saberão indicar a melhor opção para a ocasião.

Casamento_Amanda15

Casamento_Elen_Vinicius28
Foto: Além Fotografia 

 

Redução da lista de convidados
Sabe aquela expressão: “É melhor ter um pássaro na mão do que dois voando”?
Penso que reduzir a lista de convidados para um mini wedding é melhor do que não ter casamento algum.

Boa parte do orçamento de um casamento vai para a locação do espaço e o cardápio do evento (que é cobrado por pessoa), por isso um mini wedding abre um leque de opções bem mais em conta. Você pode fazer a sua recepção em uma pizzaria pequena e super charmosa, quem sabe até no salão de festas do seu prédio.

miniwedding_curitiba

miniwedding_curitiba2
Casamento Vivian e Thiago


Aposte em um cardápio único
Para quem quer economizar, criar novas opções de cardápio pode ser uma ótima alternativa econômica. Quero apenas frisar que esse item existe MUITA cautela, pois economia neste caso não deve ser sinônimo de “servir qualquer coisa”.

Até porque o cardápio é um dos itens mais avaliados pelos convidados. A minha sugestão aqui é propor alternativas legais, econômicas e super convidativas. A Paula e o Otávio serviram crepe francês na festa de casamento deles (saiba mais sobre esse casamento), já a Bruna e o Gustavo contrataram uma cozinheira experiente e serviram feijoada (saiba mais sobre este casamento)

Casamento_Paula_Otavio5
5 dicas para economizar no casamento em tempos de crise

Canapés e coquetel de salgados também pode ser uma opção bem econômica, embora não seja a preferida dos casais. (Veja: Como fazer uma festa de casamento gastando pouco)

Considere a possibilidade de comprar itens de outras noivas
Eu sei que nem todo mundo gosta de comprar coisas usadas para o casamento, mas já pensou que legal você poder pagar bem baratinho em um porta aliança ou em plaquinhas para a cerimônia?

No Bazar do Blog do Casamento, nosso grupo possui mais de 35 mil noivinhas e ex-noivinhas, todas super abertas a negociar sapatos, vestidos, adereços, acessórios, tudo sempre por um preço bem camarada. Entre a comprinha de um item aqui e outro ali, você pode economizar um bom dinheiro e o melhor, depois do casamento poderá vender seus itens e recuperar boa parte dele. Bom negócio, não acham?

bazar_blog_do_casamento
Itens anunciados no Bazar Blog do Casamento

 

Procure fornecedores alternativos
Você certamente vai concordar comigo que a diferença de preço de um fornecedor para outro pode ser estratosférica. Isso porque alguns são bem famosos e outros nem tão conhecidos assim. Claro que na hora de contratar você vai precisar ter muito cuidado para não escolher somente pelo preço. Lembre-se que qualidade e boas referências contam muito. (10 dicas para escolher o seu fornecedor de casamento sem medo)

Vale também apostar em empresas alternativas para economizar no casamento. A Júlia e o Mateus por exemplo, nunca foram fãs de casamentos tipo “balada” por isso pesquisaram a possibilidade de fazer a recepção em um café super charmoso em Camboriú. (Veja mais sobre este casamento)

“Tínhamos o objetivo de casar de dia, mas casar de manhã nos pareceu muito complicado. Optamos pela tarde, e então surgiu a ideia de um café! Não somos o tipo de casal que dança ou “faz festa”, por isso a ideia de reunir as pessoas que mais amamos para conversar em uma tarde agradável nos pareceu muito boa! O resultado não poderia ter sido melhor, foi fantástico! Parecia que pulamos toda parte de entradas e discursos e fomos direto para o que importava: aproveitar a união de nossos familiares e amigos.”

Casamento_Julio_Mateus19

Casamento_Julio_Mateus22

Casamento_Julio_Mateus24

Casamento_Julio_Mateus17

Gostou das dicas? Então leia “Dicas para fazer um casamento econômico”.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

One comment on “5 dicas para economizar no casamento em tempos de crise”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *