5 dicas para acertar na recepção do casamento

Texto por: Isabella Peixoto

Escolher os fornecedores e tomar decisões sobre todos os detalhes da cerimônia e recepção do casamento não é tarefa fácil. São várias as opções no mercado e o setor está em constante evolução, com produtos e ideias novas surgindo todos os dias. Além disso, há ainda a escolha dos padrinhos, das damas e pajens, da igreja, das cores usadas na decoração, a lista de convidados, entre tantos outros detalhes que cabem aos noivos. Tanta agitação pode gerar certo estresse nos noivos.

Mesmo com a programação feita com antecedência Érica Sousa, casada há pouco mais de um ano, deixou um pequeno detalhe passar despercebido, o que causou transtornos no dia da festa. “Passei um ano e meio organizando meu casamento. Mas faltou colocar um mapa no convite, mesmo achando o caminho bem fácil. A cerimônia e a festa eram no mesmo lugar e algumas pessoas se perderam, inclusive uma das madrinhas, que infelizmente não conseguiu chegar a tempo de entrar no altar com os outros”, conta Érica.

Para ajudar a evitar problemas como estes, o especialista em eventos Leonardo Ramos, da empresa Leonardo Cerimonial, deu algumas dicas.

Contrate um cerimonial que inclua Assessoria da Noiva“Quando você contrata um cerimonial com Assessoria da Noiva você conta com um profissional para te auxiliar em todos os processos, desde a contratação dos fornecedores até a recepção. Com isso, você garante a escolha de profissionais gabaritados, que vão atender às necessidades da sua festa com primazia e dentro do seu orçamento. É um serviço relativamente barato que pode te poupar muita dor de cabeça.”

cerimonial_de_casamento

Estabeleça prioridades. “É importante definir o que é mais importante para você desde o começo para saber no que investir mais dinheiro. Converse com o seu cerimonial e estabeleça prioridades. O ideal é começar com a escolha e reserva do local da recepção. A partir dele o decorador vai poder planejar com você a decoração mais adequada, o buffet pode se organizar para a melhor utilização da cozinha, entre tantas outras coisas que giram em torno da localização.”

Busque alternativas baratas, mas de qualidade. É possível fazer uma festa econômica e de qualidade. Para isso, escolha bem os profissionais e negocie, pergunte por brindes, descontos, promoções. Muitas vezes um fornecedor mais caro te dá um brinde ou desconto tão bom, que compensa a diferença de valor.

Conte com a ajuda dos padrinhos. O papel dos padrinhos no Brasil é apenas entrar no altar, abençoando o casal, e dar um bom presente de casamento. Mas em países como os Estados Unidos, uma madrinha e um padrinho são escolhidos para ajudar em coisas como o Chá de Panela e a Despedida de Solteiro. A madrinha ainda participa ativamente das decisões do casamento, dividindo com a noiva algumas responsabilidades e diminuindo a pressão sobre ela. Escolher padrinhos que realmente são importantes para o casal e contar com a ajuda deles é excelente.

Casamento_Maisa_Emerson4
Foto: Jackelini Kil Fotografia

Planeje com antecedência. Festas perfeitas são raras, afinal, sempre tem alguma coisa que os noivos consideram que poderia ter sido melhor. Mas o planejamento com antecedência aumenta os acertos e minimiza os erros, até porque o tempo pode ser um fator fundamental para a solução de algum imprevisto.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *